quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

EXPOSIÇÃO NATALINA


O Planeta Reciclado, têm um enfoque na  decoração natalina onde foram utilizados materiais recicláveis, incluindo a arte através de um trabalho de conscientização ambiental.



quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL

Querido(a) Aluno(a):
Chegamos ao final do ano letivo.
Passou tão depressa...
Como foi bom ter você comigo durante este ano de 2011.
Você cresceu tanto, e aprendeu tantas coisas.
Cada dia que passamos juntos, contribuiu muito para o nosso crescimento.
Todos os momentos valeram à pena.
Por isso devemos caminhar sempre, sem desistir.
Você fez abrir sorrisos ao seu redor e trouxe uma grande parcela
de  amor para oferecer.
Obrigada por me fazer feliz com sua presença.
Você sempre terá um lugar especial em meu coração.
Obrigada aos Pais e Responsáveis que estiveram comigo durante esta caminhada, apoiando-me, estando presente e colaborando para o sucesso de seu filho (a).
Que seu Natal seja repleto de FELICIDADE.
Que seu Ano Novo seja de PAZ.
Que a ESPERANÇA nunca o abandone.
Que a seja sua companheira constante.
Que o AMOR faça parte do seu dia - a - dia.
Que todos os seus SONHOS se realizem.
E que você nunca deixe de sonhar.
BOAS FESTAS !   FELIZ ANO NOVO !
 São os votos da Professora Sandra Nogueira Pardini

NATAL ECOLÓGICO

Como a Consciência  Ambiental pode proporcionar um Natal Ecológico


O final do ano se aprxima e, com isso, muita gente já se dedica a esboçar as promessas típicas do período. A maior parte delas estaciona, porém, no terreno das boas intenções e, lá, entra em extinção. Mas não é difícil nem trabalhoso adotar algumns procedimentos, já neste Natal, capazes de disseminar uma consciência de preservação do meio ambiente, através da prática. Siga algumas sugestões para que o seu Natal proteja a natureza:
1) Planeje suas compras e procure fazê-las a pé.Para amargar aquele estresse de procurar vaga nos shoppings ou nos centros das cidades. Dê preferência a caminhadas: você cuida da própria saúde e ajuda a diminuir a poluição do ar.
2) Planejar suas compras também faz bem ao bolso. Na última hora, tede-se a pagar mais e a escolher menos.
3)O consumo racional é outra medida de proteção ao meio ambiente.
4) Dispense aquele monte de plásticos e fitas e crie embalagens de presentes divertidas, com o uso de materiais reciclados.
5) Para a criançada, dê brinquedos que não precisem de pilhas. Eles estimulam a coordenação motora e a criatvidade. Pilhas são poluentes e o seu descarte não for feito de maneira adequada - o que ainda é o mais comum.
6) Ao presentear um eletrodoméstico, observe se ele tem o selo do Procel - o Program do Governo Federal voltado para a economia no consumo de energia elétrica.
7) Os ingresientes principais em uma ceia natalina são o amor e a harmonia, não o luxo. Prefira alimentos frescos, da estação, livres de agrotóxicos. O chester é um animal que nem existe na natureza. Classificam jocosamente na internet como galinha que frequenta academia e toma bomba ( anabolizante). Se as finanças não derem para um peru, compre frango,  melhor ainda se for daqueles cuidados em quintal, comendo milho.
8) Rabanada tem a cara do Natal. Que tal fritá-las em óleos que não contenham organismos transgênicos. Evite os da Bunge e da Cargill, que os trazem em sua formulação e não avisam ao consumidor nos respectivos róulos, conforme denúncia do Greenpeace.
9) Decore a m esa com arranjos de plantas vivas, em vasos nde você pode amarrar, por exemplo, laços dourados e vermelhos. Descubra a beleza da simplicidade.
10) Árvore de Natal viva também é muito mais bonita. Compre um pinheiro em vaso e deixe-o lá o ano todo. Ou plante-o , mas cuidado ao escolher uma espécie cujas as raízes não espalhem muito.
11) Enfeite a árvore com bolas de PVC, mais duráveis que as de vidro.
12) Não use copos, pratos ou talheres descrtáveis. Guardanapo de pano também é  mais chique e menos poluente.
13) Na hora de abrir os presentes, deixe sacos de lixo à  mão para separar, de imediato, papéis, papelões e plásticos.
14) Várias famílias e escolas já promovem seus amigos-secretos com presentes confeccionados à base de sucata. É muito divertido e serve como um bom  exemplo às crianças.
15) Vai arrumar a casa para receber os amigos, fazer aquela limpeza tão completa que só no Natal mesmo. Então lembre-se de não desperdiçar água. Lavar calçada, varanda e o carro com mangueira, nem pensar. Use o balde.
16) Por fim, tente distribuir solidariedade, neste Natal e nos próximos. A ambição desmedida, o apreço pelo ter , em detrimento so ser, e o acúmulo de béns andam sempre de mãos dadas com a destruição do meio ambiente.
FELIZ NATAL !


Excursão do UEA-SLU

Unidade de Educação Ambiental da SLU
( Superitendência de Limpeza Urbana /BH)
Os alunos assistiram a peça Até tu SLU.

Nossa turminha animada nas dependencias do Museu da Unidade de Educação Ambiental da SLU.
Exposição com materiais reciclado.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ecologia- A vida no Planeta


Ecologia- A vida no Planeta
Professora: Sandra Nogueira Pardini


 A Terra caminha rumo a extinção dos recursos naturais. A produção  de lixo devido ao excesso exagerado do consumismo, o desmatamento,a cadeia alimentar sendo alterada fazendo com que algumas espécies  animais entre em extinção, a escassez da água e de alimentos ,resultam em um desequilíbrio ecológico ocasionados pelos impactos ambientais provocados pela a ação do homem .
Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta.
A vida no planeta está em uma desarmonia devido a degradação ao meio ambiente, e isso é preciso ser revertido.
É necessário pensar em um planeta mais sustentável.
O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.
 O desenvolvimento sustentável significa conseguir obter o necessário desenvolvimento econômico, garantindo o equilíbrio ecológico.
E como harmonizar o planeta para que ele se torne sustentável para as próximas gerações? É preciso amar e respeitar todas as diferenças que circundam o nosso meio ambiente,através de simples atitudes:
-  Reciclagem de diversos tipos de materiais: reciclagem de papel, alumínio, plástico, vidro, ferro, borracha, etc;
- Coleta seletiva de lixo;
- Tratamento de esgotos industriais e domésticos para que não sejam jogados em rios, lagos, córregos e mares;
- Descarte de baterias de celulares e outros equipamentos eletrônicos em locais especializados. Estas baterias nunca devem ser jogadas em lixo comum;
- Geração de energia através de fontes não poluentes como, por exemplo, eólica,
solar e geotérmica.
- Substituição, em supermercados e lojas, das sacolas plásticas pelas feitas de papel;
- Uso racional (sem desperdício) de recursos da natureza como, por exemplo, a água;
- Diminuição na utilização de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), substituindo-os por
biocombustíveis;
- Utilização de técnicas agrícolas que não prejudiquem o solo;
- Substituição gradual dos meios de transportes individuais (carros particulares) por coletivos (metrô);
- Criação de sistemas urbanos (ciclovias) capazes de permitir a utilização de bicicletas como meio de transporte eficiente e seguro;
- Incentivo ao transporte solidário (um veículo circulando com várias pessoas);
- Combate ao
desmatamento ilegal de matas e florestas;
- Combate à ocupação irregular em regiões de mananciais;
- Criação de áreas verdes nos grandes centros urbanos;
- Manutenção e preservação dos ecossistemas.
- Valorização da produção e consumo de alimentos orgânicos.
- Implantação, nos grandes centros urbanos, da técnica do
telhado verde.

O Planeta só terá salvação ,se cada um de nós fizer sua parte.


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

OFICINA DE NATAL

Para que o planeta se torne sustentável para as próximas gerações  é preciso amar e respeitar todas as diferenças que circundam o nosso meio ambiente , através de atitudes responsáveis utilizando a reciclagem .

Os alunos do 2º ciclo da E.M. Monsenhor Artur de Oliveira, realizaram enfeites para decoração natalina  utilizando  materiais recicláveis.






quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Meio Ambiente - Planeta Reciclado

Escola Municipal “Monsenhor Artur de Oliveira”
Projeto: MEIO AMBIENTE – Planeta Reciclado
Professora: Sandra Nogueira Pardini

O que podemos fazer para cuidar melhor do nosso planeta?

A Terra caminha rumo a extinção dos recursos naturais. A produção  de lixo devido ao excesso exagerado do consumismo, o desmatamento,a cadeia alimentar sendo alterada fazendo com que algumas espécies  animais em extinção, a escassez da água e de alimentos ,resultam em um desequilíbrio ecológico ocasionados pelos impactos ambientais provocados pela a ação do homem .
Para que o planeta se torne sustentável para as próximas gerações  é preciso amar e respeitar todas as diferenças que circundam o nosso meio ambiente , através de atitudes responsáveis utilizando a reciclagem .
O presente Projeto Meio Ambiente - Planeta Reciclado, terá um enfoque em  decoração natalina que serão utilizados através de  materiais recicláveis, incluindo um trabalho de conscientização ambiental, que será executado pelos alunos da Professora Sandra Nogueira Pardini, 2º ciclo - sala 19 .
Os alunos criarão um Blog  com informações sobre as questões ambientais,joguinhos lúdicos, e dicas para preservação do meio ambiente.

Objetivos gerais:

ü  Desenvolver a construção de atitudes responsáveis para a preservação do Planeta Terra, com equilíbrio ecológico e com desenvolvimento sustentável.
ü  Estimular à cidadania com a participação e o envolvimento da comunidade escolar na  arrecadação de lixo reciclável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü   Aprender conceitos relacionados a questões de meio ambiente.
ü    Conhecer conceitos referentes ao ciclo de produção da natureza.
ü   Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente.
ü   Incorporar a rotina da coleta seletiva.
ü   Reconhecer atitudes inadequadas para com o seu meio ambiente
ü   Desenvolver um olhar crítico quanto ao consumismo
ü   Reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem qualidade de vida para os seres vivos.
ü  Estimular a consciência ambiental na sociedade utilizando resíduos sólidos recicláveis na decoração natalina;
ü  Recuperar o Espírito de Natal, despertando nas novas gerações a alegria da fraternidade.

ÁREAS ENVOLVIDAS:
Linguagem, Natureza e Sociedade, Matemática, Artes, Informática

CONTEÚDOS:

 Coleta seletiva no espaço familiar
 Proteção e cuidado com as plantas e os animais
 Movimentos de economia e consumo – Detetives do desperdício
 Cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida.
 Reduzir o desperdício como forma de preservação do meio ambiente.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente

UMA  CARTA  AO  PLANETA


 Querido Planeta:

     Hoje é um dia muito especial para todas as pessoas ao redor do nosso planeta, pois é o Dia Mundial do Meio Ambiente.
     O dia 5 de junho nos lembra que devemos cuidar de você para que sempre tenhamos um lugar bom para viver.
     Meu nome é David Tagor e vivo em Israel. Meu país é pequeno, porém muito bonito. Moro na cidade de Ashdod, que é grande e moderna.
     Sou orgulhoso de minha cidade. Aproximadamente 200.000 pessoas moram aqui. Ela fica próxima ao mar e há um grande porto importante. Além disso, há muitos espaços verdes espalhados pela cidade, com parques para as crianças.
     Sou aluno da quarta série e minha escola se chama ‘Hazon Yaakov’. Há 450 alunos em minha escola, que não é muito grande. Há belas árvores muito verdes e flores coloridas ao redor da escola.
     Hoje, todos os alunos estão vestindo camisetas e bonés verdes, em homenagem à natureza. Sempre fazemos um mutirão para organizar melhor o ambiente. Equipes de meninos recolhem lixo pelas redondezas e as equipes de meninas são responsáveis por melhorar os ambientes. Costumamos começar pelo pátio da escola e separamos o lixo em latões destinados à reciclagem, que ficam atrás da escola. Grupos especiais são organizados pelos professores para plantar mais árvores e todos ficam felizes em ajudar.
     Estou lhe escrevendo esta carta para prometer que considerarei cada dia de minha vida como um Dia Mundial do Meio Ambiente. Prometo ainda ajudar meus familiares a entenderem como podem ajudar a preservar o meio ambiente.
     Não tenho palavras para agradecer as coisas maravilhosas que você nos oferece. Me resta apenas lhe ajudar com minhas pequenas ações.

                                                                                           Com muito amor,

                                                                                                                       David

segunda-feira, 28 de março de 2011

CONHECER PARA PRESERVAR

CONHECER PARA PRESERVAR

 Excursão Ecológica ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, localizado á Rua Gustavo da Silveira, 1035- bairro Santa Inês , Belo Horizonte.

Instituição proponente : E. M. Monsenhor Artur de Oliveira
Autora da proposta: Sandra Nogueira Pardini 

Ø  Turmas envolvidas:  Meio do 2º Ciclo ( 5º Ano) 

Justificativa:
             O mundo é uma aldeia global. Com certeza é uma definição para o mundo de hoje onde as relações intensificadas nos diversos campos da atuação do homem ratificam o fato.Pensando a Terra como um sistema, e considerando as inter-relações entre os elementos da natureza, incluindo o homem, observando as possibilidades e problemas relacionados à ação do homem nas escalas global e local que gera  vários impactos ambientais ao longo da história.Possibilitremos a oportunidade dos alunos do meio do 2° ciclo, identificar e conciliar a tematica ambiental de uma observação local ao Museu História e Natural e Jardim Botânico da UFMG, relacionar aspectos ambientais ao lonf]go da evolução historica .


Objetivos da Excursão: 
-Propiciar os 62 discentes, do meio do 2º ciclo, uma excursão ecológica e de lazer ao Museu Histórico Natural e Botânico da UFMG, tendo em vista o contato do homem com a natureza .
-Promover uma ação no sentido de despertar o senso  latente dos participantes relacionando ao desenvolvimento de uma visão ecológica: à responsabilidade e respeito ao meio ambiente.
- Possibilitar aos componentes da excursão a identificação e conciliação temática ambiental proposta do evento com a transversalidade e interdisciplinaridade pedagógica, numa verdadeira aula de cidadania.
- Vivenciar por  meio de lazer os componentes ecológicos da replica da mata Atlântica , observando algumas espécies de fauna e flora.
- Oportunizar aos alunos conhecimentos na arqueologia, paleontologia e mineralogia
Conteúdos relacionados à excursão:   Língua Portuguesa , Literatura, Geografia, Ciências, História .

  


 

 

 

terça-feira, 22 de março de 2011

A vida no Planeta Terra


Meio ambiente - Reciclagem
Professora:Sandra Nogueira Pardini
(Alunos do 5º Ano- Meio do 2º Ciclo - sala 19)
Com parceria com a Laboratório de informática: Suellen Fernanda